Melhores Termogênicos naturais
Alimentos termogênicos são aqueles que têm substâncias capazes de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Esse fenômeno acontece porque a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e alterações nervosas que podem contribuir para o emagrecimento e o controle da obesidade.
Quando consumimos algum produto que tenha essa característica, a perda de peso pode ser alcançada, caso seja esse o seu objetivo principal. Entretanto, esse não é o único benefício que os termogênicos podem oferecer. Além de auxiliarem no processo de emagrecimento, eles também podem favorecer quem pratica alguma atividade física.
Como alteram o metabolismo e os batimentos cardíacos, os termogênicos impulsionam a vasodilatação nas veias e artérias. Isso permite que o sangue circule em maior quantidade e velocidade, transportando de maneira mais eficiente os nutrientes necessários para que você mantenha a energia durante os exercícios.
1. Canela
A canela, tanto em pedaço ou em pó, é um exemplo de alimento que contém ação termogênica, pois apresenta um grau maior de dificuldade para ser digerida pelo organismo, deixando o metabolismo acelerado. Isso, somado ao alto teor de cálcio mineral, favorece o emagrecimento.
2. Chá verde
O chá verde é uma das bebidas mais eficientes para acelerar o metabolismo, sendo uma das opções que mais promovem a queima de gordura corporal, sem comprometer a saúde. Ele aumenta a produção de adiponectina, hormônio que reduz inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina, além de favorecer a queima de gordura.
Embora não seja sua substância principal, ele também é fonte de cafeína, um termogênico natural que possui ação neuroestimulante e colabora para a redução da gordura corporal. Sua função estimulante também aumenta a energia para realizar atividades físicas, enquanto seu efeito diurético contribui na redução do inchaço.
3. Pimentas
Devido à presença de uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a produção de calor no organismo, elevando a transpiração. Elas têm um alto potencial de aceleração do metabolismo e queima de gordura.
4. Gengibre
Os benefícios do gengibre não se limitam à ação termogênica, já que ele também é usado no tratamento contra gripes, tosse e resfriados.
Desintoxicante, com ação bactericida e poder afrodisíaco, esse alimento tem um forte poder emagrecedor, já que também acelera o metabolismo. Ele contém óleos que produzem calor, ativam a circulação e proporcionam a queima calórica.
5. Pó de guaraná
O pó de guaraná é um energético natural que costuma estar presente na dieta de quem precisa produzir muito em pouco tempo e espantar o sono. A ação se dá pela alta concentração de cafeína.
O guaraná estimula também a liberação de adrenalina e dopamina no sangue, ajuda a combater o cansaço físico e mental, além da obesidade. O consumo pode ser diário, porém, é preciso tomar cuidado com a ingestão durante o período noturno, pois pode provocar a insônia por ser um estimulante.
6. Feijões
Os feijões são formados principalmente por proteínas, em vez de carboidratos.
A proteína é o nutriente com maior porcentagem de efeito termogênico se comparada a outras classes de alimentos. Eles também contêm fibra, o que potencializa ainda mais o efeito termogênico.
Esses são alguns exemplos de alimentos termogênicos naturais que podem trazer benefícios importantes para a sua saúde. É sempre interessante ressaltar que o consumo deles deve estar associado à uma alimentação adequada e prática de atividade física, caso contrário o feito não será o mesmo.
0 Comentários